Por que algumas pessoas são destras e outras, canhotas?


Recentemente um de meus alunos me questionou sobre algo muito como, e por isso mesmo deveria ser algo de conhecimento comum, bem, a questão é a seguinte: Por que algumas pessoas são destras e outras, canhotas?

De acordo com algumas pesquisas feitas por este professor, que vós escreve, cerca de 90% da população escreve com a mão direita, e pude perceber também, que os cientistas se dividem quando se trata de explicar a razão pela qual 90% da população usa preferencialmente a mão direita e o restante, a mão esquerda. Dentre as teorias mais aceitas está a da determinação genética.

Pais canhotos têm 30% de chance de terem filhos canhotos. Se o casal é formado por um destro e outro canhoto, esse número cai para 15%. No caso de pais destros, as chances são de apenas 5%.
Para a neurocientista Suzana Herculano Houzel, os hormônios também podem ter influência sobre essa característica. "O número de homens com preferência pela mão esquerda é de 12,6%, um pouco maior do que o de mulheres, com 9,9%", segundo a pesquisadora.

Apesar das diversas explicações, os cientistas concordam que os dois hemisférios (lados) do cérebro se desenvolvem de forma diferente em destros e canhotos. Nos destros, esses hemisférios são assimétricos, sendo o lado esquerdo mais favorecido. Nos canhotos, a diferença é menos acentuada.

As pessoas canhotas desenvolvem uma estrutura cerebral mais flexível do que aqueles que nascem e crescem destros, dizem os pesquisadores da Universidade da Califórnia, que usaram gêmeos para estudar a hereditariedade. A razão é que os destros têm os genes que formam seus cérebros em estruturas com lados ligeiramente desiguais, de acordo com a pesquisa publicada na (Procedimentos da Academia Nacional de Ciências). “Os canhotos parecem ter perdido aqueles genes”. Realmente há uma diferença, que resulta em um cérebro mais simétrico nos canhotos, onde os dois lados são mais iguais, disse o neurogeneticista Daniel Geschwind da UCLA, que conduziu a equipe de pesquisa. Há mais flexibilidade e ela está sob controle genético. “No esforço em compreender como o cérebro dá forma à mente, os pesquisadores tem trabalhado para documentar a forma que os genes e o ambiente afetam inteligência e habilidades mentais. A insistência humana em preferir uma mão ao invés da outra apresenta uma pergunta particularmente intrigante que toca em ambos, na anatomia e no comportamento. “Há claramente algo fundamental aqui que nós necessitamos compreender, se nós pretendemos entender o que nos faz unicamente humanos”, disse Geschwind. De todos os primatas, somente os seres humanos indicam uma forte pré-disposição a serem destros.

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.